COMUNICADO CORONAVÍRUS 04/2020

Irati, 17 de abril de 2020.

COMUNICADO 04/20 COVID-19

Prezadas Famílias,

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em todo o mundo, 9 em cada 10 estudantes estão temporariamente afastados da escola como medida de combate à pandemia do novo coronavírus. No Brasil, muitas escolas têm tentado mitigar o impacto desse afastamento com o uso de recursos digitais de aprendizagem.

A verdade é que as estratégias de ensino remoto que têm sido utilizadas não substituem e talvez nunca venham a substituir o ensino presencial na Educação Básica. Assim como, temos constatado que o professor ainda continua sendo figura essencial para a efetivação da aprendizagem sistemática. Diante disso, é importante ressaltar que a decisão de manter os alunos ativos na aprendizagem através de aulas remotas, é uma situação emergencial e que não tem por objetivo transformar a casa dos alunos em uma sala de aula, como muitas instituições de ensino no Brasil estão fazendo. Muitas instituições têm exigido que o aluno cumpra a carga horária da escola, não levando em consideração que vivemos um momento conturbado e que precisamos tomar cuidado com o lado emocional dos atores envolvidos: pais, alunos e professores.

Assim, nós, do Colégio São Pedro Canísio, temos tomado todos os cuidados para oferecer aos alunos e pais o melhor. E por isso, estamos capacitando os professores para atuarem de forma efetiva a partir de quarta-feira (22/04). No entanto, é importante que todos compreendam que, qualquer que seja a decisão tomada pela escola, nesse momento, não irá agradar a todos, infelizmente.

Prezamos pela total transparência de nossas ações e, sempre que possível, enviamos esclarecimentos à comunidade escolar. Precisamos que compreendam que não estamos ausentes e que estamos atentos a todas as deliberações e decretos que têm sido editados pelos órgãos competentes. No entanto, o que temos observado é que até os órgãos responsáveis pela Educação no Brasil e no Paraná estão experimentando um momento de grandes incertezas.

A última deliberação de que se tem notícias é que o CEE (Conselho Estadual de Educação do Paraná) autorizou e validou o ensino remoto, mas ainda não temos a dimensão exata de como isso se dará na prática, não se sabe ainda qual será a carga horária autorizada e nem as exigências para essa validação. Notícias dão conta de que o Conselho se reunirá nos próximos dias para editar um decreto normativo sobre isso.

Entendemos a angústia de todos, pois também estamos experimentando uma sensação de impotência, já que temos que aguardar as decisões dos órgãos competentes que são tomadas com cautela e não de um dia para o outro.

No momento, o que podemos fazer é esclarecer que o período de aulas remotas que aconteceram anteriormente ao recesso escolar foi um período de testes e de muito aprendizado. Já sabemos o que foi bom e o que precisa ser revisto. Começaremos elaborando e divulgando à comunidade escolar cronogramas de trabalho semanais e adotaremos uma metodologia de trabalho em que o aluno seja o agente da sua própria aprendizagem e o professor, por sua vez, o mediador. Os professores terão a total liberdade para adaptar os conteúdos transformando-os em aprendizagem significativa. Dessa forma, algumas atividades do material poderão ser adaptadas ou substituídas para tornar o processo de aprendizagem mais prazeroso. Não se trata de facilitar ou dificultar, mas sim fazer com que o aluno faça por si só as atividades, precisando do auxílio dos pais quando isso for realmente necessário.

Além disso, reduziremos a carga horária de trabalho com os alunos, visto que nossa intenção é fazer a devida reposição das aulas. Então, a partir do dia 22/04, todos observarão uma diminuição na quantidade de videoaulas e de atividades. Vamos trabalhar com serenidade e tranquilidade até que tudo isso passe. Assim que for possível retornar às aulas presenciais, faremos a readequação de nosso calendário para que a reposição aconteça o mais naturalmente possível para os alunos.

Nossa equipe está à disposição para dirimir eventuais dúvidas e também para ouvir as sugestões através do e-mail saopedrocaní[email protected].

Sem mais para o momento, desejamos que Deus abençoe a cada um de nós e nos proteja.

Atenciosamente,

Irmãs Canisianas e Direção/Colégio São Pedro Canísio

Damos valor à sua privacidade

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.