Educação Infantil

A Educação Infantil é a primeira etapa do processo de escolarização da criança. O Colégio São Pedro Canísio desenvolve com os alunos dessa modalidade de ensino uma proposta de trabalho com atividades cuidadosamente planejadas para oferecer a integração social, o autoconhecimento e o desenvolvimento de habilidades cognitivas, tendo como finalidade preparar o alicerce para a construção consciente de sua formação como cidadão. As atividades têm sempre um caráter lúdico, dinâmico, criativo, desafiador e interdisciplinar. Damos ênfase à interação social, autonomia, responsabilidade e curiosidade. Daí a importância da atenção pessoal a cada aluno. Os conteúdos e noções abordadas são vistas como meio e não como fim da aprendizagem. Temos um carinho especial pela nossa Educação Infantil, que se tornou tradicional no município de Irati.

Ensino Fundamental I

As séries iniciais do Ensino Fundamental I começam com o 1º ano, constituído por alunos que completam seis anos no período letivo. Contemplam as conquistas mais importantes da vida de uma criança: ler e escrever. As demais séries atendidas são do 2º ao 5º ano (séries iniciais), como é estabelecido para todas as escolas de educação básica, em âmbito nacional. A Proposta Pedagógica do Colégio São Pedro Canísio privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, bem como o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção na sociedade.

Ensino Fundamental II

As séries finais do Ensino Fundamental II abrangem do 6º ao 9º ano. Neste segmento, intitulado Ensino Fundamental II, o Colégio São Pedro Canísio visa à construção de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que permitam ao aluno exercitar o pensamento e a reflexão para participar ativamente da vida em sociedade; compreender e apreciar as tradições da comunidade a que pertence; apropriar-se e fazer uso de diferentes símbolos e códigos para a construção de modelos; conjugar o espírito investigativo e senso estético no contato com a natureza, história e arte; desenvolver habilidades e competências que auxiliem na vida prática, assegurando-lhe espírito de cidadania internacionalização da perspectiva cultural.

Ensino Médio

O nosso Ensino Médio propicia ao estudante aprofundar os conhecimentos adquiridos nos segmentos anteriores, devido ao alcance da maturação cognitiva e capacidade de abstração. Além da preparação básica para o trabalho e a cidadania, incentiva a flexibilidade e a capacidade de se adaptar, aprender e transformar; consolida a formação ética e a autonomia intelectual; desenvolve a capacidade empreendedora, com projeção para os negócios e bem-estar do indivíduo na comunidade. Por meio da aprendizagem dos conteúdos das diferentes áreas, há a projeção de processos de assimilação da cultura em que os alunos vivem, viabilizando o acesso às produções artísticas, científicas e técnicas, para que cada estudante possa compreender o sentido histórico dos conhecimentos trabalhados e, para que possa ter acesso aos produtos culturais produzidos pela própria humanidade.

Terceirão

O principal objetivo do Colégio São Pedro Canísio é formar seus alunos de maneira integral e integrada. Isso não é esquecido quando chega o momento da preparação para o vestibular, pois o Colégio continua uma escola focada na formação humana. O material didático abrange as áreas de conhecimento exigidas no Ensino Médio e apresenta os conteúdos conceituais necessários tanto para os concursos vestibulares como para o Enem. Com aulas e provas especiais, também contempla uma variada coletânea de questões, com seus respectivos gabaritos, que estão presentes nos diversos concursos vestibulares do Brasil. Produzido para 38 horas-aula semanais, possui 11 volumes por ano. Afinal, é de vital importância que o aluno do Ensino Médio esteja preparado para encarar esse desafio da melhor maneira possível. Se o objetivo for garantir uma vaga numa boa universidade, o Colégio deve obrigatoriamente fornecer as melhores condições para que isso ocorra.